“ENTREVISTANDO ATLETAS E RESGATANDO HISTÓRIAS”.

O Entrevistando Atletas e Resgatando Histórias surgiu nas corridas de rua e treinos pelos Parques de São Paulo. Ao término de cada corrida observando a ansiedade e alegrias de cada Atleta,me despertava então minha curiosidade em se aproximar e ouvir de cada Atleta um pouco mais de suas histórias de vida. Senti naquele momento que eu tinha que fazer algo em favor a eles para que suas histórias não ficassem mais trancadas nas gavetas, e reverter para publicá-las em Informativos, Revistas,livros e toda a rede de Internet para o conhecimento de todos. Através de cada entrevista,pude perceber no sentimento e semblante de cada Atleta uma satisfação imensa de cada um deles, pois já presenciei histórias marcantes e muito curiosas para o conhecimento e exemplo para todos. Abri então um espaço em especial no Informativo Podium para todos os Atletas responderem suas entrevistas através do nosso Site.
http://www.informativopodium.com.br/
ou pelo e-mail
informatvopodium@yahoo.com.br
Nosso Objetivo é também poder despertar a atenção de Patrocínios na possíveis contratações dos Atletas entrevistados.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Entrevistando:José Rob Nº18

Atleta José Roberto Bastos Santos


Publicado: Informativo Podium – Abril / Maio-200818º “Entrevistando Atletas e Resgatando Histórias”


Nasc: 27/07/1972
Profissão:Analista de Sistemas
Informativo Podium: Quando começou a praticar o Atletismo? Quem o incentivou?
R:Comecei em Setembro/2001 na 9ª Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, corri 5 km.
Quando comecei, não tive incentivo de ninguém, só tive o apoio de minha esposa. Queria fazer algo diferente. Até que vi um cartaz na Academia Dandy sobre a corrida e me propus esse desafio.
Informativo Podium: O que motiva a correr?
R:De poder fazer algo pelo meu bem estar, sentir bem e vivo, companheirismo dos meus amigos de equipe, pessoas de idade avançada 60, 70, 80.... anos correndo, cidadãos deficientes praticando esporte, se eles nessas condições podem eu também posso.
Informativo Podium: Quantas provas já correu?
R:Por volta de 50.
Informativo Podium: Quantos treinos faz por semana?
R:No mínimo três por semana.
Informativo Podium: Quais as principais provas que já correu?
R:Maratona Internacional de São Paulo 2007 Maratona Internacional de São Paulo 2006
1ª Meia Maratona de São Bernardo 2003 Corrida do Dia Olímpico 2003 Etc...
Informativo Podium: Qual a corrida que mais marcou em sua memória?
Corrida do Dia Olímpico em 2003. Pelo motivo de ser a minha primeira corrida com a distância de 10 km e principalmente poder correr lado a lado com um atleta com a perna direita mecânica, foi uma emoção muito grande. Outra que me marcou foi a 10K Nike em 2005, foi a corrida que consegui tempo para entrar para a Elite da Corpore.
Informativo Podium: Tem algum conselho e dica para quem vai começar o atletismo?
R:Fazer uma avaliação física. Conhecer e respeitar os limites do corpo. Usar os acessórios certos para cada tipo de esporte, na corrida utilizar somente tênis para corrida.
Informativo Podium: Cite alguma experiência de vida que já passou?
R:Na 1ª Meia Maratona de São Bernardo. Foi minha 1ª Meia Maratona e eu não havia me preparado o suficiente. Faltando 2 km para terminar a prova comecei a sentir os meus braços adormecerem e esse adormecimento começou a ir em direção ao resto do meu corpo. Não sei de onde tirei forças para terminar essa corrida, mas consegui terminar! No dia seguinte fiquei de molho, mas valeu a experiência de que se deve ter uma preparação antes de qualquer prova.

SAIBA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE NOSSO GRANDE E QUERIDO ATLETA
JOSÉ ROBERTO

Diferente de alguns corredores, que iniciaram na corrida por problemas de saúde ou indicação médica, eu comecei a correr por opção.
Estava eu em 2001 na Academia Dandy em Arthur Alvim, praticando natação, musculação e karatê, quando vi um cartaz da 9ª Corrida de Revezamento Pão de Açúcar que seria em Setembro/2001 e que a academia estava montando equipes, ai pensei: “Vou fazer algo novo, vou começar a correr agora”.
Me inscrevi para correr os 5km, numa equipe de 8 atletas. Peguei algumas orientações básicas e comecei a treinar.
O que mais me chamou atenção nessa corrida foi a quantidade de pessoas correndo e muitas em idade avançada correndo 10km, 21km, pensei comigo: nossa eu correndo só 5km, se eles podem correr mais, eu também posso !
Nesse ano não participei de mais nenhuma corrida e treinava muito pouco.

Em 2002, participei da corrida de 6km nas Olimpíadas do Banco Nossa Caixa/Usccesp e fiquei em 1º lugar. Não participei de mais nenhuma corrida nesse ano e nem treinei.

Em 2003 foi o divisor de águas entre levar na brincadeira ou levar mais a sério as corridas, me empenhei mais nos treinos e nas corridas. Nesse ano fiz minha 1ª corrida de 10km na Corrida do Dia Olímpico, no Ibirapuera, que me emocionou muito pois, corri lado a lado com um corredor de tinha uma perna mecânica. Nesse ano também me arrisquei a fazer uma Meia-Maratona, a 1ª Meia-Maratona de São Bernardo do Campo. Não sei como terminei essa corrida, pois não havia me preparado e faltando 3km para o final, meu corpo começou a adormecer, não sei de onde tirei forças para terminar a prova, e ficou a lição que não se deve correr sem estar preparado.

2004 – Participei da minha 1ª São Silvestre, foi uma emoção só, conheci um senhor de 65 anos na época que estava estreando nas corridas naquele dia, foi muito emocionante.

2005 – Participei de 2 corridas de Montanha, em São Sebastião e Paranapiacaba, foram experiências únicas, pois são corridas totalmente diferente das que estamos acostumados a fazer.

2006 – Participei da minha 1ª Maratona, a 12ª Maratona Internacional de São Paulo, que frio na barriga, era um sonho que eu estava adiando, mas em 2006 eu realizei e terminei muito bem. E ainda entrei para o seleto Ranking dos Maratonistas Brasileiros promovida pela Revista Contra-Relógio.

Ao todo foram 66 corridas que participei desde 2001 até hoje 2008, me lembro de todas elas. E cada uma trouxe uma experiência nova, que só trouxe crescimento e aprendizado.
Acredito que correr está no sangue do ser humano desde tempos remotos. Quando crianças nós corríamos o dia inteiro se deixassem e não nos cansávamos, com o passar dos anos, vamos esquecendo disso e nos tornamos “adultos” sedentários. Sorte a nossa de sermos corredores, pois na minha opinião, resgatamos um pouco de nossa infância. Correr ta no sangue.
Para mim as corridas tem um clima de festa, onde conhecemos amigos, reencontramos outros, trocamos experiências, incentivos que damos e recebemos, muitas vezes somos referência onde quer que estamos.
Muitas vezes me taxaram de “louco”, me xingaram, me tacaram coisas, veiculos quase me pegam na calçada, as vezes aparecem alguns “Padres Irlandeses” atrapalhando a trajetória, cães já me perseguiram, Graças à Deus, não aconteceu nada de grave, só tomo cuidado, e sigo para o meu objetivo.
Envie sua entrevista para: informativopodium@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário